Conheça a Luz Pulsada e seus múltiplos benefícios e aplicações
Dentre os diversos tratamentos estéticos que as clínicas e consultórios de dermatologia oferecem atualmente, sem dúvida, um dos mais versáteis é o tratamento com Luz Pulsada.
Isso porque a técnica pode ser utilizada tanto para tratar problemas de pele, como manchas, perda de viço, vasos dilatados, quanto para a remoção de pelos indesejados por todo o corpo.
É uma tecnologia super completa para te auxiliar a conquistar uma pele invejável, não acha? E, caso você ainda não conheça como funciona o tratamento com Luz Pulsada, vamos te explicar tudo. Continue com a gente e confira abaixo!
O que é a Luz Pulsada e para quem é indicada
Utilizando tecnologia semelhante a dos tratamentos à laser, porém de forma mais leve e menos dolorida, a Luz Pulsada é indicada para combater e aliviar muitos problemas de pele, como, por exemplo:
- Manchas no rosto;
- Marcas e cicatrizes causadas por acne;
- Rosácea e os pequenos vasinhos causados por ela;
- Telangiectasias (vasos dilatados na pele);
- Envelhecimento da pele;
- Olheiras;
- Rugas e manchas no colo;
- Quelóides;
- Remoção de pelos (de forma definitiva);
- Estrias.
Se você leu nossos artigos sobre os tratamentos com Laser Fracionado, Ultraformer III Corporal e Ultraformer III Facial, deve ter notado que as indicações da Luz Pulsada são bastante parecidas às indicações destes outros tratamentos, tendo, no entanto, alguns diferenciais como a depilação.
Este é, sem dúvida, um grande atrativo para quem procura por um tratamento seguro e capaz de solucionar vários problemas que impedem a conquista da pele perfeita.
Entenda, abaixo, como a Luz Pulsada pode te ajudar em alguns casos.
A depilação com Luz Pulsada causa dor?
Algumas pessoas relatam uma ardência, como uma sensação de queimação, que dura enquanto a Luz Pulsada está sendo aplicada na região a ser depilada e depois essa sensação desaparece completamente.
Quanto tempo devo esperar entre uma sessão e outra de depilação?
Para os casos de depilação com a tecnologia da Luz Pulsada, é necessário aguardar mais ou menos 1 mês entre uma sessão e outra e são necessárias, aproximadamente, 10 sessões para que todos os pelos sejam removidos.
Quanto mais escuros os pelos e mais clara a cor da pele, melhores os resultados da depilação com este método.
Quero me livrar das rugas e linhas de expressão com a Luz Pulsada
Se seu objetivo é devolver a aparência jovem, melhorar as manchas, viço e brilho da sua pele, a Luz Pulsada é uma alternativa bastante interessante.
Dependendo da intensidade dos danos que existam na pele, pode ser necessário mais de 1 sessão.
Além de melhorar a coloração da pele, a Luz Pulsada também promove uma reorganização das fibras de colágeno melhorando o brilho e luminosidade, dando aquele aspecto de pele “acordada”,
Para resultados mais intensos em realidade ao rejuvenescimento, podemos também associar o Peeling ou o Laser Fracionado, durante as sessões.
Como a Luz Pulsada vai me ajudar com a rosácea?
A rosácea é um problema de pele que costuma afetar bastante a autoestima e parece não ter solução, não é mesmo? Pois parecia! A solução pode ser o tratamento com Luz Pulsada.
Isso porque a luz emitida pelo aparelho, durante o tratamento, pode ajudar a aliviar a vermelhidão causada pela rosácea. A luz causa a diminuição do calibre dos vasos da pele da face, o que chamamos de vasoconstrição . Com isso, a pele fica menos vermelha e com menos bolinhas, na região tratada.
O tratamento costuma ser de poucas sessões, com intervalo de cerca de 1 mês entre elas e, logo após a segunda sessão, é possível notar uma melhora importante do problema.
Após as sessões iniciais, sessões de manutenção, a cada 6-8 meses são necessárias para manter os resultados.
Além de tratar a rosácea, é possível também tratar as telangiectasias, que são os pequenos vasinhos dilatados que surgem na pele pelo processo de envelhecimento e de exposição solar e que, comumente, também estão associados ao diagnóstico de rosácea.
A Luz Pulsada é recomendada para tratamento de acne?
Sim, também pode ser indicado a Luz Pulsada para o tratamento da acne. Dependendo do comprimento de onda da luz escolhida, podemos ter ação anti-inflamatória na acne.
Essa inflamação, geralmente, é o que deixa a pele com a aparência avermelhada, inchada em alguns pontos e, posteriormente, causa as manchas que acompanham muitas pessoas além da adolescência, causando uma baixa autoestima durante toda a vida adulta.
Então, se um dos seus problemas de pele é a acne ou a pele manchada pela acne de anos atrás, o tratamento com Luz Pulsada pode ser interessante para tratar a sua pele.
Nestas situações podemos também associar o Peeling ou o Laser Fracionado.
Vou me livrar das estrias após o tratamento?
As estrias tem bastante potencial de melhora. Principalmente se suas estrias surgiram há pouco tempo e são avermelhadas, já que o estímulo causado pela Luz Pulsada leva o corpo a produzir mais fibras colágenas e, desse modo, a pele se regenera, diminuindo de forma visível a aparência das estrias.
Para este tratamento especificamente, o dermatologista pode recomendar o uso combinado de ácidos como o glicólico ou tretinoína para potencializar os resultados e melhorar de forma mais satisfatória a aparência da pele.
E ainda associar outros tratamentos em consultório como o Peeling e o Laser Fracionado.
Há contraindicações para o uso deste tratamento?
As contraindicações podem variar de acordo com a finalidade do tratamento, mas de forma geral, em resumo podemos destacar:
- Não recomendado durante o tratamento com medicamentos fotossensibilizantes;
- Não recomendado para peles bronzeadas;
- Não indicado para pessoas que possuem pelos brancos;
- Não recomendado durante períodos que a pele esteja passando por infecções ativas, como o herpes labial;
- Não recomendado para pessoas com câncer de pele;
- Uso desaconselhado em pacientes com doenças fotossensibilizantes como Lúpus Eritematoso e vitiligo;
- Desaconselhável que o tratamento seja feito em períodos de sol muito forte ou épocas em que a pessoa não poderá evitar a exposição ao sol.
Para que seu caso seja avaliado de forma mais específica, é importante que um profissional médico seja consultado antes de iniciar o tratamento com Luz Pulsada, seja para qualquer das finalidades que ela está disponível atualmente.
Somente um profissional qualificado será capaz de executar todo o procedimento de forma segura e correta, esclarecendo de forma personalizada as suas dúvidas, sempre levando em conta seu histórico médico, os danos da sua pele e os resultados que você deseja alcançar, sem que você se exponha a riscos desnecessários como, por exemplo:
- Queimaduras da pele, que podem ocorrer quando o equipamento é mal calibrado ou utilizado na pele bronzeada;
- Surgimento de manchas, caso o equipamento não tenha sido corretamente ajustado para o tom de pele da pessoa;
- Lesão ocular, que pode ser causada tanto no paciente, quanto no profissional que está aplicando, caso estes não estejam utilizando os óculos de proteção durante todo o tempo de duração do procedimento.
Por isso, segurança em primeiro lugar. É uma questão de respeito com você e com a sua saúde.
Além destes cuidados acima, é importante saber que 1 mês antes e após o tratamento, não é recomendado que a pessoa se exponha ao sol. Quando não for possível evitar a exposição após o procedimento, esta deve ocorrer de forma rápida e segura, seguindo todas as recomendações de proteção indicadas pelo dermatologista a fim de minimizar a chance de mais danos à sua pele.
Também é aconselhável que se utilize roupas leves e que não se banhe em água muito quente no dia que o tratamento ocorrer. Isso evita uma agressão desnecessária à pele enquanto ela estiver sensível, se recuperando do procedimento.
Tenho tatuagem na área do corpo onde pretendo fazer o procedimento
No caso de possuir alguma tatuagem na região do corpo onde a Luz Pulsada será aplicada, é aconselhável que ela seja protegida para evitar que a pele seja lesionada no local do desenho ou, ainda, evitar que a tatuagem sofra uma despigmentação (ou seja: que ela perca a cor e fique manchada).
Quem está apto a fazer o procedimento com Luz Pulsada?
Da mesma forma que algumas pessoas não podem passar pelo procedimento enquanto pacientes, nem todas as pessoas podem oferecer este serviço, já que é necessário que um profissional treinado esteja manuseando o equipamento para evitar problemas maiores do que o problema que você pretende se livrar.
E, finalmente, agora que você conhece os benefícios do tratamento com a Luz Pulsada, já pode ir atrás do melhor profissional para te atender.
Se ainda tiver dúvidas, nos envie sua pergunta e faremos o possível para esclarecer tudo o que você quiser saber sobre os diversos tratamentos que podem ser feitos com a Luz Pulsada.