Você pode não saber, mas a sua rotina de skincare pode estar incompleta sem o ácido hialurônico. Leia e confira os principais motivos para fazer a aplicação dessa substância quase que milagrosa!

Com a capacidade de preservar a hidratação da pele, amenizar e prevenir a formação de rugas, reposicionar as estruturas da face e tantos outros benefícios, o ácido hialurônico caiu nas graças de quem curte se cuidar. O ácido hialurônico é um ativo produzido naturalmente pelo nosso organismo. Porém, assim como o colágeno, com o passar dos anos, essa produção é diminuída consideravelmente. Dessa forma, a pele pode ficar sujeita ao ressecamento, perda de volume e de sustentação, favorecendo o aparecimento de rugas, sulcos e marcas de expressão.

Nesse artigo, você entenderá para o que serve o ácido hialurônico, quais são seus benefícios, como é feita sua aplicação e outras questões primordiais para quem quer saber mais sobre ele. Vamos lá?

Os principais motivos para fazer

Entre tantas funções do ácido hialurônico, a mais notável é a capacidade de hidratar a pele. E não só isso: ele ajuda a reter a água já existente na derme, que geralmente é perdida por conta de agentes externos, como mudanças climáticas, exposição ao sol ou contato com água quente. Dessa forma, além de promover a hidratação, ele preserva a quantidade de água  já presente na pele

Conheça mais usos e benefícios relacionados à substância:

●        O ativo é capaz de tratar e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão, por conta da manutenção da hidratação da pele;

●        Atua em regiões sujeitas à flacidez, como bochechas, sulcos, bigode chinês, contorno dos olhos, olheiras, pés de galinha, rugas ao redor dos lábios (código de barras), seja prevenindo, seja amenizando os efeitos do processo de amadurecimento;

●        Possui ação preenchedora, sendo muito usado em procedimentos de harmonização facial. Sua aplicação pode gerar resultados interessantes no realinhamento de algumas proporções do rosto.

  • Utilizado para hidratação e/ou volumização labial, dependendo do tipo de produto escolhido;

●        Ameniza as marcas deixadas pela acne, justamente por repor os volumes perdidos no processo de inflamação e cicatrização;

●        É uma substância natural, sintetizada de forma a imitar a substância que já existe em nossa pele. Por isso, apresenta menos riscos de complicações e reações alérgicas, não sofrendo rejeição;

●        Pode ser usado em qualquer tipo de pele, seja ela: seca, mista, oleosa, acneica…E em qualquer fototipo (pele branca, oriental, negra).

As regiões preferidas para realizar o tratamento são: a região dos lábios, maçãs do rosto, contorno da mandíbula, sulco nasolabial (conhecido popularmente como “bigode chinês”) e a região ocular, olheiras. A duração da substância no organismo é de cerca de um ano, podendo se estender até dezoito meses.

É importante lembrar que o tratamento não é restrito a pessoas mais velhas, muito pelo contrário. Estudos mostram que uma pessoa começa a diminuir a produção de ácido hialurônico por volta dos 25 anos de idade, portanto é muito indicado para a prevenção do envelhecimento. crr [1] 

Ácido hialurônico x Botox: qual a diferença?

É muito comum as pessoas confundirem as duas técnicas!

A toxina botulínica (que é mais conhecida pelo nome da marca Botox é um produto sintético, utilizado para amenizar e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. As injeções do produto no local tratado, bloqueiam a liberação de acetilcolina, pelos terminais nervosos, que atuam como um sinal para a contração muscular. Sem este sinal, os músculos não conseguem contrair e a pele não vinca, prevenindo e atenuando as rugas.  A toxina vai impedir que o músculo tratado se mova, mas não irá causar a perda de movimento de toda a face, um resultado tão temido pelos pacientes.

Muitas vezes o uso das técnicas é confundido, mas é preciso entender que o ácido hialurônico tem uma atuação mais direcionada para o preenchimento de sulcos, reposicionamento de estruturas e melhora do contorno do rosto, repondo o volume das regiões que necessitam.

Vimos acima, que  são tratamentos diferentes e complementares, sendo, muitas vezes, realizados em conjunto, para potencializar os resultados.

Formas de aplicação

Há diversas formas de uso do ácido hialurônico e cada uma delas é direcionada a alguns objetivos específicos. O dermatologista irá indicar o uso de acordo com suas necessidades, na maioria das vezes, associando as vias tópica (cremes e séruns)  e injetável.

Cremes e Séruns

O ativo também pode ser aproveitado na forma de cremes ou séruns. O uso tópico (aplicado sobre a pele) não estimula a formação de  colágeno, tampouco tem efeito preenchedor, mas é excelente  para promover a hidratação da pele.

É indicado que ele seja aplicado diretamente na região desejada, em movimentos ascendentes, após a limpeza de pele. O uso não costuma apresentar reações adversas, mas no caso de vermelhidão ou ardência, é recomendável suspender o uso do produto e conversar com seu dermatologista.

Injeção

Em forma de gel, o produto injetável é bastante indicado no preenchimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, promove o realinhamento de estruturas da face, promovendo a melhora de sulcos, como buldogue e bigode chinês. Utilizado também para amenizar as cicatrizes atróficas, deixadas pela acne. Excelente indicação para tratamento da região perioral (código de barras) e região labial. 

Existem vários tipos de ácido hialurônico em gel, com densidades e maleabilidade diferentes. Alguns são melhor  indicados para repor volume e preencher sulcos, outros para reposicionar estruturas e ainda outros para tratamento labial. Vale também ressaltar um outro subtipo de ácido hialurônico, os SkinBoosters que são muito interessantes para quem busca aquele efeito “glow” e de hidratação na pele, sem o efeito de preenchimento. Eles podem ser aplicados nos pés de galinha, ao redor dos lábios e nos lábios, no colo, pescoço e mãos.

A aplicação do ácido hialurônico fica a cargo dos dermatologistas e cirurgiões plásticos, que irão escolher o melhor produto para o seu caso. O ácido hialurônico é uma das substâncias mais seguras de serem manuseadas, principalmente quando são injetadas da forma correta.

Ou seja, se submeter a um profissional que não seja autorizado a realizar esse procedimento pode colocar sua saúde em risco. Escolha bem quem prestará o atendimento, verificando se o profissional é registrado no Conselho Federal de Medicina, na Associação Médica Brasileira (AMB) e na Sociedade de sua especialidade.

A aplicação do produto dura de 30min a 1 hora, sendo realizada no consultório. Após a anestesia local, será realizada uma limpeza rigorosa da pele com solução degermante e o profissional irá, então, iniciar a aplicação do ácido.

Como é um procedimento minimamente invasivo, não necessita de internação e nem de um longo tempo de recuperação. A aplicação não costuma causar dor ou muito desconforto.

Logo após a aplicação já é possível notar alguns efeitos, como a pele mais hidratada e viçosa. Uma sessão costuma ser suficiente, mas caso seja necessário, algumas complementações poderão ser necessárias.

O resultado final é visível em torno de 30 dias e pode durar de 12 a 18 meses.

Contraindicações

Seu uso é contraindicado em alguns casos. São eles:

  • Certas doenças autoimunes, como Lúpus Eritematoso;
  • Infecção ativa na região em que o produto será aplicado;
  • Alergia a algum componente da formulação;
  • Infecção dentária, virose ou sinusite no dia da aplicação.

No caso de gestantes e lactantes, o uso deve ser autorizado pelo médico, não sendo recomendado o uso indiscriminado. Não há idade mínima para que o tratamento seja iniciado, porém o método costuma ser procurado por volta dos 25 anos.

Após o produto ser injetado, a região pode apresentar vermelhidão e  inchaço, que dura cerca de 48-72 horas, o que é natural. Porém, qualquer situação agravante ou adversa precisa ser considerada e revista com o profissional responsável pela aplicação.

Cuidados pós-aplicação

Se você realizou a aplicação do ácido hialurônico injetável, é importante se ater a alguns cuidados primordiais para garantir o sucesso do procedimento. São eles:

  • Evite tomar sol e use sempre o protetor solar (de FP30, no mínimo!);
  • Não se exponha a temperaturas extremas;
  • Não realize atividades físicas intensas no dia da aplicação e 24h após;
  • Faça compressas frias para diminuir o incômodo da aplicação e o inchaço;
  • Não aplique gelo, diretamente na pele, isso pode provocar queimaduras;
  • Durma com cabeceira elevada nas duas primeiras noites, para que inche menos;
  • Evite massagear o local;

A importância de bons hábitos

Vamos combinar: de nada adianta investir em tratamentos estéticos e manter uma rotina nada saudável, não é? Depois do tempo de recuperação, é primordial separar um tempo para a atividade física e sempre prezar por uma alimentação saudável, rica em nutrientes e vitaminas.

E para as formigas de plantão, é importante controlar a ingestão do açúcar . Também é importante evitar um consumo exacerbado de frituras, por conta das gorduras saturadas. Alimentos como azeites e peixes são preferíveis.

Outro hábito que deve ser esquecido por alguém que quer ter uma pele saudável é o de fumar. O cigarro é repleto de substâncias que potencializam o envelhecimento, estimulam a degradação do colágeno, favorecendo a flacidez e a formação de rugas. Dessa forma, ele atrapalha muito os efeitos benéficos que o ácido hialurônico pode gerar na pele. Com tudo dito, é possível perceber que o ácido hialurônico possui muitas vantagens, sendo um ótimo aliado para a preservação de uma pele incrível. E aí, se interessou pelo procedimento? Lembre-se, nunca é cedo (e nem tarde) para cuidar de você. Com o acompanhamento do profissional correto, você terá benefícios surpreendentes e sua pele te agradecerá.