Tudo o que você precisa saber sobre a Toxina Botulínica
Certamente você já ouviu falar ou até mesmo conhece alguém que tenha feito uso dos benefícios da Toxina Botulínica, não é mesmo?
Popularmente conhecida como Botox, que é, na verdade, uma marca pioneira no procedimento e não o nome do procedimento em si, a aplicação da Toxina Botulínica é a campeã na lista de tratamentos estéticos mais procurados nas clínicas e consultórios de dermatologistas em todo o mundo.
O Brasil fica apenas atrás dos Estados Unidos quando o assunto é a utilização deste procedimento que promete (e cumpre!) devolver ao seu rosto a aparência sem rugas e linhas finas que vão surgindo com o passar dos anos. Afinal, quem não deseja ter a pele sempre jovem e livre das marcas do tempo?
As injeções do produto no local tratado bloqueiam a liberação de acetilcolina pelos terminais nervosos, que atuam como um sinal para a contração muscular. Sem este sinal, os músculos não conseguem contrair.
A toxina vai impedir que o músculo tratado se mova, mas não irá causar a perda de movimento de toda a face, um resultado tão temido pelos pacientes.
Com o passar dos anos, a mímica facial leva à formação de rugas na pele. A Toxina Botulínica atua, então, bloqueando os impulsos nervosos para o músculo no qual é injetada, impedindo sua contração. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam, devido à diminuição da movimentação da pele no local, dando uma aparência mais jovem e descansada. Da mesma forma, bloqueia os impulsos nervosos para as glândulas sudoríparas, evitando sudorese no local, sendo muito útil no tratamento da Hiperhidrose, uma condição onde há suor excessivo nas axilas, mãos e pés.
Mas, pensando em todos os benefícios e detalhes do procedimento, você conhece tudo o que precisa sobre a Toxina Botulínica? Se não conhece, continue lendo nosso artigo até o final e aprenda mais a respeito do assunto.
O que é a Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica, como o nome já diz, é uma toxina produzida por uma bactéria, a Clostridium Botulinum, que é a mesma bactéria causadora do botulismo. Mas, calma! Antes de ser aplicada na pele, essa toxina passa por um processo de purificação que torna a sua utilização totalmente segura e eficiente no tratamento das rugas e linhas finas de expressão. Além disso, a quantidade aplicada para fins estéticos não é suficiente para causar intoxicação.
O processo de purificação da toxina mantém apenas as suas propriedades capazes de evitar a contração de alguns músculos da face, impedindo, desta maneira, o surgimento de rugas enquanto o tratamento estiver agindo sob a sua pele.
Em síntese, é o bloqueio da contração muscular que impede o surgimento das rugas faciais.
Principais indicações:
- Pés de galinha: são as rugas que aparecem ao redor dos olhos e se formam pelo movimento de enrugar os olhos ao dar uma risada, durante a fala, ou, até mesmo, quando tentamos nos proteger do sol;
- Entre as sobrancelhas/ Glabela:marcas de expressão que ficam entre uma sobrancelha e outra, causando a impressão de braveza ou de aborrecimento;
- Testa: mesmo pessoas jovens, podem apresentar estas linhas de expressão. Dependendo da profundidade das rugas, é possível minimizá-las ou até mesmo apagá-las totalmente;
- Sobrancelhas caídas: a ação da gravidade também atinge pequenas regiões do rosto, trazendo flacidez e peso para este local. A aplicação de toxina botulínica pode trazer um efeito bastante positivo, melhorando o posicionamento das sobrancelhas e a abertura do olhar. Estudos recentes, que acompanharam pacientes que mantinham suas aplicações em dia, ao longo dos anos, mostraram a manutenção e até melhoria da abertura ocular e do grau de posicionamento das sobrancelhas,
- Contorno Facial: sabemos que a musculatura do pescoço chamada platisma se prende na face, ao longo da mandíbula e atua “puxando” a face para baixo. A aplicação da Toxina em alguns pontos estratégicos do pescoço e do contorno, ajuda a relaxar essa musculatura e a melhorar o contorno da face, podendo inclusive atenuar o famoso bulldog. Esta técnica recebeu o apelido de Botox Nefertiti, em homenagem à bela rainha egípcia, dona de um pescoço esbelto!
- Sorriso Gengival: aquelas pessoas que, ao sorrir, mostram parte da gengiva superior podem se beneficiar com as aplicações.
- Hipertrofia Óssea: alguns estudos recentes apontam para o papel da influência do movimento muscular, no crescimento ósseo. Sugerindo que, ao se enfraquecer a região entre os olhos (glabela) com a toxina, estaríamos dificultando o crescimento ósseo inestético que ocorre nesta zona, com o processo de envelhecimento (carranca)
Indicação na Hiperhidrose
A hiperidrose é uma condição caracterizada pelo suor excessivo, exagerado. Pode ocorrer suor excessivo em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas axilas, palmas das mãos e nas plantas dos pés.
Com que idade posso fazer a aplicação de toxina?
Se você deseja prevenir que as linhas finas evoluam para rugas mais profundas, a Toxina preventiva é uma ótima opção. É aprovada para pacientes maiores de 18 anos, mas a maioria dos especialistas recomenda o início do uso no final da década dos 20 anos/início dos 30 anos.
Como é feito o procedimento?
A aplicação da Toxina Botulínica ocorre de forma bastante rápida, no consultório do dermatologista, em poucos minutos.
Antes da aplicação, é feita uma avaliação médica, observando as rugas estáticas e dinâmicas, possíveis assimetrias e necessidades individuais para definir os pontos de aplicação a serem tratados.
Após a avaliação inicial, é colocada uma pomada anestésica no local a ser tratado, para trazer mais conforto. A aplicação da Toxina Botulínica é feita através de injeções com microagulhas estéreis, nos pontos específicos para produzir o efeito desejado. As aplicações duram cerca de 15 a 30 minutos.
Após, aproximadamente 2 semanas, o paciente deve retornar ao consultório para uma reavaliação e, caso necessário, receber nova aplicação para pequenas complementações e ajustes, garantindo maior satisfação com os resultados.
Como sei que o efeito está começando?
Você pode sentir uma sensação de peso leve e/ou uma dificuldade para fazer os movimentos, como se tivesse que fazer mais força para enrugar. Esta sensação desaparece logo que a medicação se ajusta, em torno de 7 dias.
Quanto tempo dura o efeito da aplicação?
Os efeitos da toxina se iniciam em 48 a 72 horas após a aplicação, com efeito máximo por volta de 15 dias.
A duração depende do organismo de cada pessoa e dura, em média, de 4 a 6 meses, sendo necessária uma nova aplicação após esse período, quando a toxina deixa de agir, conforme os músculos paralisados vão recuperando seus movimentos de forma progressiva.
Há uma crença de que, quando o efeito da toxina acaba, a pele fica mais flácida e com mais rugas do que tinha antes, mas isso não é verdade. O que acontece, no entanto, é um estranhamento ao notar a pele voltando ao que era antes do procedimento, já que a pessoa passou 5-6 meses vendo e sentindo sua pele sem rugas e linhas finas ao se olhar no espelho; e se acostumou com essa imagem e sensação, esquecendo-se de como era antes da aplicação.
Então, para evitar esse estranhamento após a toxina botulínica deixar de agir, você pode optar por novas aplicações antes desse prazo de 6 meses, evitando o surgimento de novas rugas.
No entanto, o médico deverá fazer a avaliação e decidir, junto ao paciente, o momento correto para que ocorram as novas aplicações.
As rugas podem piorar após a aplicação da Toxina Botulínica?
Algumas pessoas, quando percebem as rugas retornando após o término da duração do efeito, acreditam que elas parecem piores. Mas isto não é verdade. O tratamento pode, inclusive, atenuar a formação e a piora das rugas, se aplicado regularmente, ao longo dos anos.
O tratamento com a Toxina Botulínica foi bastante banalizado, ao longo dos anos, mas é uma técnica que não serve apenas para atenuar as rugas. Ela também é muito eficiente na manutenção do posicionamento de nossas sobrancelhas e na abertura ocular, portanto é fundamental a aplicação por profissional habilitado e experiente, que formule um plano de tratamento pensando no envelhecimento e nas modificações da face, ao longo dos anos, e não apenas um tratamento pontual, sem repercussões.
É seguro fazer uso da Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica já é utilizada na medicina há cerca de 30 anos. Nas doses utilizadas para tratamentos estéticos, o risco de intoxicação e de resistência à Toxina Botulínica é mínimo.
Possíveis efeitos colaterais incluem dor, inchaço ou hematomas no local da picada. Alguns pacientes podem sentir dor de cabeça após.
Em raros casos pode ocorrer uma queda temporária e reversível da pálpebra. Reações alérgicas ou urticariformes não são comuns.
Na hiperidrose, ao contrário do que ocorre no tratamento cirúrgico, a aplicação de Toxina Botulínica, em geral, não leva a sudorese compensatória (transpiração em outro local).
Além disso, como falamos, apesar de se tratar de uma toxina extraída de uma bactéria, todo o procedimento é seguro, desde que seja feito por um profissional qualificado, que conheça a procedência do produto e respeite as quantidades seguras e os períodos indicados entre uma aplicação e outra.
Outros usos da Toxina Botulínica
Embora a Toxina Botulínica seja utilizada principalmente em procedimentos estéticos, a fim de acabar com as rugas, há outros benefícios a partir do seu uso e eles vão além da estética.
Abaixo, citamos alguns, por exemplo:
- Tratamento de pacientes com paralisia facial;
- Crianças após os 2 anos de idade, para tratamento de paralisia facial após o parto;
- Controle de suor excessivo nas mãos, nas axilas e nos pés (hiperidrose);
- Tratamento de enxaquecas;
- Tratamento de cefaléia tensional;
- Estrabismo;
- Espasmo hemifacial;
- Controle de bruxismo;
- Diminuição de tremores em pacientes com mal de Parkinson;
- Tratamento de incontinência urinária;
- Rigidez muscular excessiva;
Agora que você já sabe como a Toxina Botulínica ajuda a melhorar a qualidade de vida, tratando da saúde de muitas pessoas, você deve estar querendo saber sobre os benefícios estéticos, além do tratamento das rugas, não é?
Então, continue lendo nosso artigo para entender todos os benefícios do tratamento que é o nº 1 no mundo todo.
Quais os benefícios estéticos?
Tanto quanto a melhora na qualidade de vida de pacientes com condições médicas específicas, como os exemplos que citamos acima; a Toxina Botulínica pode te ajudar a melhorar sua autoestima, proporcionando uma aparência mais agradável do seu próprio rosto ao se olhar no espelho, corrigindo as imperfeições que você não gosta.
Algumas correções estéticas que a Toxina Botulínica pode proporcionar são:
- Rugas provocadas pelo envelhecimento natural da pele;
- Linhas finas de expressão;
- Correção da posição das sobrancelhas, de forma a suavizar a expressão facial;
- Diminui o surgimento das rugas dinâmicas;
- Elevação dos cantos da boca;
- Suaviza ou corrige as rugas ao redor dos olhos (os chamados “pés de galinha”).
- Contorno Facial: sabemos que a musculatura do pescoço chamada platisma se prende na face, ao longo da mandíbula e atua “puxando” a face para baixo. A aplicação da Toxina em alguns pontos estratégicos do pescoço e do contorno, ajuda a relaxar essa musculatura e a melhorar o contorno da face, podendo inclusive atenuar o famoso bulldog.
- Sorriso Gengival: aquelas pessoas que, ao sorrir, mostram parte da gengiva superior podem se beneficiar das aplicações.
- Rosácea: a toxina botulínica, em micro doses, se mostrou muito útil no tratamento da vermelhidão e dos vasos dilatados da rosácea
- Oleosidade e poros dilatados: a toxina se mostrou interessante opção para pacientes com dificuldade em controlar a oleosidade facial e com poros dilatados
Tudo isso e muitos outros benefícios desse procedimento resultarão em uma expressão facial mais relaxada, com a aparência de estar com a pele sempre descansada.
Contraindicações
Todo procedimento possui contraindicações e o uso da Toxina Botulínica não poderia ser diferente.
Dessa forma, as aplicações não são indicadas para os casos abaixo:
- Gestantes;
- Pessoas com doenças autoimunes, a depender da doença;
- Pacientes com problema neuromuscular;
- Casos de alergia a qualquer substância que esteja presente na toxina botulínica.
Em todos os casos, é importante informar ao médico sobre a existência de qualquer condição citada acima e, em contrapartida, é ainda mais importante que o médico faça os exames e avaliações necessárias antes de tudo, a fim de descobrir se há contraindicações que o paciente desconheça.
Cuidados após a aplicação e tempo de espera até ver os resultados
Após a aplicação da Toxina Botulínica, alguns cuidados são necessários para garantir os melhores resultados do procedimento.
Em primeiro lugar, durante as 4 horas após a aplicação, você deve evitar se deitar, garantindo, desta forma, que o produto seja corretamente distribuído na região da aplicação.
Em segundo lugar, também é importante evitar esforços físicos vigorosos por um período de 24 a 48 horas.
Outros cuidados nas 24 horas após a aplicação são:
- Evitar massagens faciais;
- Não fazer limpeza de pele nesse período.
Com a finalidade de evitar o surgimento de manchas de pele, também pode ser necessário evitar a exposição desnecessária ao sol. Geralmente essa recomendação é válida para os casos quando pequenos hematomas aparecem imediatamente após o procedimento.
Em suma, seguindo todas as recomendações do seu médico, após 48h já será possível notar algum resultado. Dentro de 7 dias o efeito já é quase total e, após 15 dias, quando geralmente ocorre a reavaliação, você já estará com a aparência que deverá durar pelos próximos meses.
Procedimentos alternativos
Nem todos os procedimentos são indicados para todas as pessoas e, da mesma forma, nem todas as pessoas optam pelos mesmos procedimentos, mesmo que a intenção seja resolver problemas semelhantes.
Por exemplo, se o que te incomoda são as rugas, mas você não deseja ou não pode fazer uso da Toxina Botulínica, você pode optar por:
- Preenchimento com ácido hialurônico;
- Radiofrequência Microagulhada Robótica;
- Ultraformer III Facial;
- Laser Fracionado;
- Fios de PDO;
- Skinbooster.
Isso para citar apenas alguns dos mais modernos procedimentos, mas as opções são inúmeras e podem variar tanto em relação ao preço que você pode pagar, quanto em relação ao tempo de recuperação que você pode aguardar.
Enfim, agora que você já sabe tudo sobre a Toxina Botulínica, conta aqui nos comentários se você gostou do nosso artigo. Também queremos saber: você já fez esse procedimento? O que achou dos resultados?